domingo, 22 de maio de 2011

Teatro pra Crianças?

Eu simplesmente não tenho uma opinião formada quanto à categorização do teatro para crianças. Teatro pra crianças? Para bebês? Enfim, já conversei com muitos amigos sobre o assunto mas não sei dizer se sou a favor ou contra (ou mesmo se é preciso estar a favor ou contra).
O que hoje acredito mesmo é na sensibilidade das crianças e na ousadia de quem cria arte e a coloca em contato com os pequenos. Não gosto de quando vou assistir um espetáculo infantil e tenho a impressão de estar assistindo a um desenho animado. A televisão e muitas mídias ofertam às crianças um mundo de velocidades alucinadas e aparições instantâneas, que não são ruins por si mesmas, mas se forem a única opção de fruição para uma pessoa, talvez fique difícil para ela saborear outros "frutos", daqueles cuja degustação demanda mais tempo, daqueles que pedem escuta, silêncio, cumplicidade.

Se o teatro também entra nesta onda de "parque de diversões alucinado", quem oferecerá um contra-peso para as crianças descobrirem a vida com  sensibilidade e  imaginação ?

3 comentários:

  1. Concordo plenamente. Há boas peças infantis, mas a maioria se detém em coisa estereotipadas. Acredito que uma peça infantil deva ter a cara da criança, mas em geral costumam ridicularizá-la ou infantilizá-la demais.

    ResponderExcluir
  2. ... Ai.. minha mera imortalidade fez-me debruçar diante destas palavras por um momento e delirar juntamente com as varias entrelinhas esmiuçadas... o teatro é assim.. Uma, esmiuçança, esmiuça-ção, ou um esmiuçar-se da vida no templo dos sonhos... e como desenvolve os infinitos aspectos da vida, acaba por atingir a infinita essencialidade humana por através da sensibilidade humana.. e com ela o planeta biológico e profundamente afetivo do Universo da infância... Por aqui poderemos perder o medo de buscar penetrar o Universo da Infância e de repente, des-manjar-mos nos novamente a esse paraíso... que a cena também nos possibilita presenciar, experienciar: o adentrar novamente O Terreno, O Terreiro, O Quintal, O Território da Infância... dá-lhe somente coisas boas para nossos ñiños...

    ResponderExcluir